PORQUÊ MARKETING DE SERVIÇOS ?
A IMPORTÂNCIA DO
MARKETING DE SERVIÇOS
A grande diferença entre um produto e um serviço é a característica de
intangibilidade inerente aos serviços. Afinal a materialidade do serviço
somente se apresenta ao consumidor no exato momento do consumo ou da execução
do serviço!
No Brasil, o setor de serviços é o que mais de destaca na economia,
apresentando rotineiramente índices de
participação no PIB nacional, acima de 70%.
Para poder atender a esta dinâmica diferenciada e a necessidade
crescente de divulgação e promoção deste setor perante os mercados, foi
desenvolvido o marketing de serviços.
Partindo da missão fundamental do marketing que é “unir a oferta com a
demanda”, o marketing de serviços também usa ações clássicas do marketing
tradicional, identificando, mensurando, avaliando
potenciais. Segue assim os fundamentos de Philip
Kotler e a eles agrega os procedimentos de gestão difundidos por William Deming.
Mas, diferentemente do marketing clássico que atua sob orientação dos
conhecidos “4Ps” (produto, preço, praça, promoção), o marketing de serviços necessitou
adaptar-se através da implementação de outros “3Ps” (processos, pessoas,
palpabilidade). Entenda melhor os seus significados no marketing de serviços:
1. Produto – Trata-se da experiência do uso do
serviços ofertados, materializando em si os atributos, os benefícios e as
vantagens, além da expectativa em si;
2. Preço – É o valor resultante do cálculo dos
custos diretos e indiretos para a execução do serviço ofertado, sua
determinação é um dos maiores desafios do marketing pois deve atingir a expectativa do seu
prestador, ao mesmo tempo em que não deve extrapolar a percepção de valor do
consumidor;
3. Praça – O que antes representava um local
geográfico fixo, hoje se compõe do local e/ou um conjunto de canais e mídias de
divulgação, oferta e comercialização;
4. Promoção – Caracteriza-se por ser o conjunto
de estratégias e ações criadas para atrair, conquistar, manter e fidelizar
clientes;
5. Processos – Constitui-se pelos fluxos, pelas
normas e os procedimentos necessários para a geração do serviço e o seu
fornecimento ao cliente, de forma que atenda as suas expectativas, gerando
credibilidade e segurança, ao mesmo tempo em que mantém as margens de lucro esperadas
pelo prestador;
6. Pessoas – Constituí-se de colaboradores que tem por incumbência o
contato com o cliente e também a prestação do próprio serviço, e que por determinação devem gerar valor
perceptível para o cliente concomitantemente com resultados positivos para a
empresa. Para atingir os níveis de eficácia esperados, os processos de seleção,
contratação e treinamento dos colaboradores deverão ser claros e abrangentes;
7. Palpabilidade – Materializar o imaterial é mágico!
Esta tarefa é realizada pelo marketing de serviços com arte, técnica e
criatividade. Estímulos sensoriais e cognitivos (visuais/auditivos/emocionais)
são gerados para orientar a reações específicas capazes de induzir a formação de uma imagem apurada e capaz de tangenciar a materialização do
serviço e a satisfação das necessidades do cliente.
Darvin G. Pereira
Especialista
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