GEOMARKETING: A DÚVIDA DO PONTO COMERCIAL (VIRTUAL OU FÍSICO) TEM SOLUÇÃO!

 


Quem já viveu esta situação sabe bem que, tanto na hora de iniciar, quanto no momento de ampliar um negócio, não há como fugir da decisão sobre qual o melhor ponto comercial para isto!

E saiba você que antes de decidir vai ter que tomar uma atitude fundamental. Ela vai determinar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Você terá que  fazer uma análise objetiva e detalhada dos aspectos geomercadológicos associados ao perfil de sustentabilidade determinado para o seu negócio!

E não deverá ser uma análise feita “pelo coração”; ela necessita ser técnica, estratégica e precisa!

Muito cuidado: apostar na sorte, no “achismo” e na intuição (feeling) é um hábito extremamente arriscado e comprovadamente errado.  

Hoje em dia utilizam-se técnicas simples e capazes de fornecerem uma imagem precisa das áreas em questão. É aqui que se encaixam os especialistas de marketing, eles dominam as ferramentas do geomarketing e serão seus melhores aliados nesta tarefa!

Para que você não se confunda e possa compreender com maior clareza, vamos apresentar alguns dos critérios para avaliação usados no geomarketing:

1.  O potencial de consumo da área

Por meio de um estudo do entorno do ponto físico pretendido, é possível conhecer aquilo que no mercado é chamado de área de abrangência ou de influência do ponto. Para isto considera-se, pelo menos:

·  o plano diretor do município, se a região é considerada residencial, comercial, industrial ou de uso misto;

·       os índices de verticalização, de expansão urbana;

·       o perfil da população local e de entorno (concêntrica);

·       a renda média e a capacidade de consumo tanto de residentes quanto de transeuntes.

 

2.  Fluxo de pedestres e de veículos

O fluxo de veículos e pedestres é uma variável de grande importância, para determinar o alcance da sua área de influência.

3.  Os polos de origem de tráfego

Este é o indicador que  avalia a atratividade do ponto. Com ele é possível realizar uma detalhada avaliação da região, identificando os comércios e os serviços que mais atraem o público consumidor e que mais geram demanda de público consumidor.

4.  A identificação da concorrência e o benchmarking

Identificar os principais concorrentes mapeando e analisando as suas características:

·       imagem;

·       pontos fortes e pontos fracos;

·       valor agregado aos produtos ou serviços...

 

Se quiser saber mais sobre este assunto, clique e pergunte ao especialista: 

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