GEOMARKETING: A DÚVIDA DO PONTO COMERCIAL (VIRTUAL OU FÍSICO) TEM SOLUÇÃO!
E saiba
você que antes de decidir vai ter que tomar uma atitude fundamental. Ela vai
determinar o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Você terá que fazer uma análise objetiva
e detalhada dos aspectos geomercadológicos associados ao perfil de
sustentabilidade determinado para o seu negócio!
E não deverá ser uma análise feita “pelo coração”; ela necessita ser técnica,
estratégica e precisa!
Muito cuidado: apostar
na sorte, no “achismo” e na intuição (feeling)
é um hábito extremamente arriscado e comprovadamente errado.
Hoje
em dia utilizam-se técnicas simples e capazes de fornecerem uma imagem precisa
das áreas em questão. É aqui que se encaixam os especialistas de marketing,
eles dominam as ferramentas do geomarketing
e serão seus melhores aliados nesta tarefa!
Para
que você não se confunda e possa compreender com maior clareza, vamos apresentar alguns
dos critérios para avaliação usados no geomarketing:
1. O potencial de consumo da área
Por meio de um estudo do entorno do
ponto físico pretendido, é possível conhecer aquilo que no mercado é chamado de área de
abrangência ou de influência do ponto. Para isto considera-se, pelo menos:
· o plano diretor do município, se a região é considerada residencial, comercial, industrial ou de uso misto;
·
os índices de verticalização, de expansão urbana;
·
o perfil da população local e de entorno (concêntrica);
·
a renda média e a capacidade de consumo tanto de residentes quanto de
transeuntes.
2. Fluxo de pedestres e de veículos
O fluxo de veículos e pedestres é uma variável de grande
importância, para determinar o alcance da sua área de influência.
3. Os polos de origem de tráfego
Este é o indicador que avalia a atratividade do ponto. Com ele é
possível realizar uma detalhada avaliação da região, identificando os comércios
e os serviços que mais atraem o público consumidor e que mais geram demanda de
público consumidor.
4. A identificação da concorrência e o benchmarking
Identificar
os principais concorrentes mapeando e analisando as suas características:
· imagem;
· pontos
fortes e pontos fracos;
· valor
agregado aos produtos ou serviços...
Se quiser saber mais sobre este assunto, clique e pergunte ao especialista:
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