MARKETING BOM É MARKETING DE RESULTADOS!
Quando lemos a citação acima, lembramos da GESTÃO POR RESULTADOS e não há como dissociá-la da gestão por competências, de onde se originam os resultados!
O método de gestão por resultados,
diz respeito diretamente às diretrizes determinadas nas políticas e estratégias
de marketing de uma organização e consiste basicamente em:
· traçar ações, metas e objetivos estratégicos de forma clara e concisa;
· acompanhar, medir e monitorar os resultados atingidos;
· comparar de forma parametrizada, analisando o que foi objetivado frente ao realizado;
· desenvolver planos e ações de melhoria tanto para o atingimento das metas inicialmente traçadas, quanto para a sua superação.
Isto posto, vamos direto aos principais indicadores
de desempenho, os KPIs que
nós utilizamos para gerir as ações de marketing, que também poderão ajudar
na administração do seu empreendimento:
Indicadores-Chave de Performance
a) O ROI (retorno sobre o investimento) – Este é o indicador responsável pela avaliação quanto ao desempenho da sua escolha; a fórmula utilizada para este cálculo é:
ROI = (resultado
pós investimento) / investimento inicial
Quanto maior for o resultado do ROI, tanto melhor
terá sido o investimento; por outro lado, se o ROI for neutro significa que o
investimento “empatou” e, se eventualmente ele for menor do que o valor investido,
será preciso revisar pois terá sido negativo.
Ticket Médio = faturamento / número de
clientes por período
Na mesma linha de raciocínio anterior, quanto maior
for o resultado para o ticket médio, tanto maior foi a compra por cliente
dentro do período analisado. Se neutro, empata e; se negativo, procedam-se os
ajustes necessários.
c) CAC (custo de aquisição por cliente) – O CAC vai determinar o quanto a empresa necessita investir para obter um novo cliente para o seu cadastro, seu cálculo é bem simples:
CAC = investido para
captação / número de novos clientes no período
Quanto ˃
for esse custo, ˂ será a
taxa de retorno [($+I)/NvCli] . É possível e recomendável cruzar
dados para analisar em conjunto com outros indicadores. Por exemplo, com o
ticket médio, isto nos mostrará se a estratégia está adequada ou se necessita
de ajustes.
d) NPS (índice de adesão do cliente) – O NPS ou net promoter score poderia ser traduzido como o “nível mínimo de satisfação para que o cliente passe a indicar e promover a marca ou o negócio”. Então, quanto mais alto o nível de satisfação do cliente, maior será o NPS. Ele é, via de regra, fruto de uma pesquisa de satisfação do cliente. Nela, duas perguntas não podem deixar de existir:
1. Qual seu nível de
satisfação com a marca ou negócio ?
2. Qual a
possibilidade de você indicá-lo a outra pessoa ?
Os clientes “totalmente satisfeitos” configuram os
clientes-promotores e fiéis; ao passo que os parcialmente “insatisfeitos” e “totalmente
insatisfeitos” serão considerados clientes-detratores. A fórmula de cálculo deste
indicador também é extremamente simples:
NPS = % de promotores
– % de detratores
Podendo-se abstrair que quanto ˃ for o seu NPS, tanto ˃
será a possibilidade de promoção e indicação do negócio e de fidelização dos
clientes.
Para “fechar”, nunca é demais lembrar que a gestão por competências e resultados só se torna eficaz quando se pode estabelecer correlação produtiva entre os indicadores e os critérios levantados; dado que uma medição obtida de forma isolada pode não significar nada em determinados contextos.
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