Código de Ética dos Profissionais de Marketing (AMA - Assoc. Americana de MKT)


O profissional de marketing, deve:    

·         Evitar conscientemente ações prejudiciais ou omissões, incorporando altos padrões éticos e aderindo a todas as Leis e regulamentos aplicáveis ​​nas escolhas que fazemos.

·         Promover a confiança no sistema de marketing. Isso significa empenhar-se para obter uma negociação justa e de boa fé, de modo a contribuir para a eficácia do processo de troca, bem como evitar enganos no design do produto, preços, comunicação e entrega da distribuição.

·         Abraçar os valores éticos. Isso significa construir relacionamentos e aumentar a confiança do consumidor na integridade do marketing, afirmando os seguintes valores fundamentais: honestidade, responsabilidade, justiça, respeito, transparência e cidadania.  


Nossos Valores éticos

1.       Honestidade - sermos francos nas negociações com clientes e partes interessadas. Para este fim, iremos:

§  Nos esforçar para mantermo-nos verdadeiros em todas as situações e em todos os momentos.

§   Ofertar produtos de valor que façam o que afirmamos em nossas comunicações.

§  Garantir nossos produtos se eles falharem em fornecer os benefícios divulgados;

§  Honrar nossos compromissos e promessas explícitos e implícitos.

§  Manter a nossa responsabilidade, aceitando e arcando com as consequencias das nossas decisões e estratégias de marketing.

§  Nos esforçar para atendermos às necessidades dos clientes.

§  Evitar usar coerção com todas as partes interessadas.

§  Reconhecer as nossas obrigações sociais para com as partes interessadas que surgirem com o aumento do marketing e do poder econômico.

§  Assumir nossos compromissos para com os segmentos de mercado vulneráveis, como crianças, idosos, os economicamente empobrecidos, os analfabetos de mercado e outros que podem estar em desvantagem substancial.

§  Considerar sempre a gestão ambiental em nossa tomada de decisão. 

2.       Justiça - equilibrarmos de forma justa as necessidades do comprador com os interesses do vendedor. Para este fim, iremos: 

§  Representar de forma clara os produtos na venda, publicidade e outras formas de comunicação; isso inclui evitar promoções falsas e enganosas.

§  Rejeitar manipulações e táticas de vendas que prejudiquem a confiança do cliente.

§  Recusar o envolvimento em táticas de cartelização de preços, preços predatórios, manipulação de preços ou “isca e troca”.

§  Evitar a participação em conflitos de interesse.

§  Proteger as informações privadas de clientes, colaboradores e parceiros.

3.       Respeito - reconhecermos a dignidade humana básica de todas as partes envolvidas. Para este fim iremos:

§  Valorizar as diferenças individuais e evitar estereotipar clientes ou retratar grupos demográficos (por exemplo, gênero, raça, orientação sexual) de forma negativa ou inumana.

§  Ouvir em profundidade as necessidades dos clientes e fazer todos os esforços razoáveis ​​para monitorar e melhorar continuamente sua satisfação.

§  Fazer todos os esforços para compreender e tratar com respeito os compradores, fornecedores, intermediários e distribuidores de todas as origens.

§  Reconhecer as contribuições de outras pessoas, como consultores, funcionários e colegas de trabalho, para o desenvolvimento de marketing.

§  Tratar a todos, incluindo nossos concorrentes, como gostaríamos de ser tratados. 

4.       Transparência - desenvolvermos um espírito de franqueza nas operações de marketing. Com este fim, iremos:

§  Nos comunicar claramente com todos os envolvidos.

§  Aceitar sugestões e críticas construtivas de clientes e outras partes interessadas.

§  Explicar e tomar as medidas adequadas em relação aos riscos significativos do produto ou serviço, substituições de componentes ou outras eventualidades previsíveis que podem afetar os clientes ou sua percepção da decisão de compra.

§  Divulgar preços de lista e termos de financiamento, bem como acordos de preços disponíveis ou possibilidades de ajustes. 

5.    Cidadania - cumprirmos as responsabilidades econômicas, jurídicas, filantrópicas e sociais que atendem às partes envolvidas . Para este fim, iremos:

§  Nos esforçar para proteger o meio ambiente ecológico na execução de campanhas de marketing.

§  Retribuir à comunidade por meio de voluntariado ou de ações de filantropia.

§  Contribuir para a melhoria geral do marketing e para a sua reputação.

§  Incentivar os participantes da cadeia de produção, atendimento, venda e logística a garantirem que o comércio seja justo para todos os participantes, incluindo produtores em países em desenvolvimento.


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