Código de Ética dos Profissionais de Marketing (AMA - Assoc. Americana de MKT)
O profissional de marketing, deve:
·
Evitar conscientemente ações prejudiciais ou omissões,
incorporando altos padrões éticos e aderindo a todas as Leis e regulamentos
aplicáveis nas escolhas que fazemos.
·
Promover a confiança no sistema de marketing. Isso
significa empenhar-se para obter uma negociação justa e de boa fé, de modo a
contribuir para a eficácia do processo de troca, bem como evitar enganos no
design do produto, preços, comunicação e entrega da distribuição.
·
Abraçar os valores éticos. Isso significa construir
relacionamentos e aumentar a confiança do consumidor na integridade do
marketing, afirmando os seguintes valores fundamentais: honestidade,
responsabilidade, justiça, respeito, transparência e cidadania.
Nossos Valores éticos
1. Honestidade - sermos
francos nas negociações com clientes e partes interessadas. Para este fim,
iremos:
§ Nos
esforçar para mantermo-nos verdadeiros em todas as situações e em todos os
momentos.
§ Ofertar produtos de valor que façam o que
afirmamos em nossas comunicações.
§ Garantir
nossos produtos se eles falharem em fornecer os benefícios divulgados;
§ Honrar nossos
compromissos e promessas explícitos e implícitos.
§ Manter a
nossa responsabilidade, aceitando e arcando com as consequencias das nossas
decisões e estratégias de marketing.
§ Nos
esforçar para atendermos às necessidades dos clientes.
§ Evitar usar
coerção com todas as partes interessadas.
§ Reconhecer
as nossas obrigações sociais para com as partes interessadas que surgirem com o
aumento do marketing e do poder econômico.
§ Assumir nossos
compromissos para com os segmentos de mercado vulneráveis, como crianças,
idosos, os economicamente empobrecidos, os analfabetos de mercado e outros que
podem estar em desvantagem substancial.
§ Considerar sempre a gestão ambiental em nossa tomada de decisão.
2. Justiça - equilibrarmos de forma justa as necessidades do comprador com os interesses do vendedor. Para este fim, iremos:
§ Representar
de forma clara os produtos na venda, publicidade e outras formas de
comunicação; isso inclui evitar promoções falsas e enganosas.
§ Rejeitar
manipulações e táticas de vendas que prejudiquem a confiança do cliente.
§ Recusar o
envolvimento em táticas de cartelização de preços, preços predatórios,
manipulação de preços ou “isca e troca”.
§ Evitar a
participação em conflitos de interesse.
§ Proteger as
informações privadas de clientes, colaboradores e parceiros.
3. Respeito - reconhecermos a dignidade humana básica de todas as partes envolvidas. Para este fim iremos:
§ Valorizar
as diferenças individuais e evitar estereotipar clientes ou retratar grupos
demográficos (por exemplo, gênero, raça, orientação sexual) de forma negativa
ou inumana.
§ Ouvir em
profundidade as necessidades dos clientes e fazer todos os esforços razoáveis
para monitorar e melhorar continuamente sua satisfação.
§ Fazer todos
os esforços para compreender e tratar com respeito os compradores,
fornecedores, intermediários e distribuidores de todas as origens.
§ Reconhecer
as contribuições de outras pessoas, como consultores, funcionários e colegas de
trabalho, para o desenvolvimento de marketing.
§ Tratar a todos, incluindo nossos concorrentes, como gostaríamos de ser tratados.
4. Transparência - desenvolvermos
um espírito de franqueza nas operações de marketing. Com este fim, iremos:
§ Nos comunicar
claramente com todos os envolvidos.
§ Aceitar
sugestões e críticas construtivas de clientes e outras partes interessadas.
§ Explicar e
tomar as medidas adequadas em relação aos riscos significativos do produto ou
serviço, substituições de componentes ou outras eventualidades previsíveis que
podem afetar os clientes ou sua percepção da decisão de compra.
§ Divulgar preços de lista e termos de financiamento, bem como acordos de preços disponíveis ou possibilidades de ajustes.
5. Cidadania - cumprirmos as responsabilidades econômicas, jurídicas, filantrópicas e sociais que atendem às partes envolvidas . Para este fim, iremos:
§ Nos
esforçar para proteger o meio ambiente ecológico na execução de campanhas de
marketing.
§ Retribuir à
comunidade por meio de voluntariado ou de ações de filantropia.
§ Contribuir
para a melhoria geral do marketing e para a sua reputação.
§ Incentivar
os participantes da cadeia de produção, atendimento, venda e logística a garantirem
que o comércio seja justo para todos os participantes, incluindo produtores em
países em desenvolvimento.
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