NESTE CENÁRIO, A SOLUÇÃO SÃO AS AÇÕES DE ENDOMARKETING ESTRATÉGICO!
A dificuldade para encontrar profissionais qualificados é sempre um tema que aparece com destaque em diferentes pesquisas. Quase 70% dos executivos afirmaram que, no próximo ano, terão mais dificuldade para encontrar talentos no mercado. Além disso, 49% teme perder seus profissionais de destaque e 48% sentem que o turnover está mais alto, se comparado a antes da pandemia. Entre os principais motivos para a preocupação dos gestores com relação à reter os profissionais estão: a abordagem da concorrência na retomada, o aumento da pressão no trabalho, a insatisfação dos profissionais com os próprios salários e o descontentamento dessas pessoas com a cultura corporativa.
Muitos profissionais (76%) já veem o trabalho à distância como um modelo de operação e não mais como um benefício pontual e esporádico. Inclusive, 38% afirmam estar dispostos a procurar um novo emprego caso a empresa na qual trabalham não esteja disposta a permitir, ao menos de forma parcial, o trabalho remoto. A mudança na percepção e nas necessidades dos profissionais fez, inclusive, com que 82% das empresas entrevistadas promovessem algumas mudanças no pacote de benefícios. Entre os benefícios adicionados, estão apoio psicológico, horário flexível e subsídios para o home office, seja arcar com despesas de luz, telefone e internet.
Veja aqui algumas dicas simples de endomarketing estratégico
1. Acertar no recrutamento
Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o turnover é se antecipar, sendo estratégico, e contratar somente os profissionais certos. Por isso, vale observar não só as qualificações técnicas, mas as comportamentais e analisar se os candidatos se encaixam na cultura da empresa. Uma ótima ferramenta que pode auxiliar nesta tarefa é o consagrado ©Método Madic, desenvolvido pelo especialista, autor deste blog .
2. Tratar todo mundo
da mesma forma
Se um colaborador recebe privilégios, por menores que sejam, o restante se sente incomodado e desvalorizado. Isso prejudica todo o clima, cria conflitos, mágoas e as famosas “panelinhas”, fatores que influenciam o turnover voluntário e involuntário. Dessa forma, os líderes precisam manter o tratamento homogêneo dos colaboradores e ter tudo muito claro para evitar rixas.
3. Fazer um “detox”
no ambiente
O turnover aumenta
quando se instaura uma cultura tóxica.
Faz sentido, afinal, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente desagradável.
Por isso, vale a pena prestar atenção a coisas básicas como a temperatura
das salas, passando pelo conforto das cadeiras e até a comunicação entre os
colegas.
4. Respeitar o
horário de trabalho
Não é legal chamar o colaborador no WhatsApp em pleno domingo! Entender que existe vida após o escritório e respeitar os horários de descanso é um jeito de demonstrar consideração e empatia.
5. Fazer regularmente ações, pontuais ou combinadas, de endomarketing
O endomarketing é uma ferramenta poderosa para reduzir o turnover, já que trata de encantar os colaboradores para que eles se sintam mais felizes e engajados. Vamos ver alguns exemplos de ações de monitoramento e engajamento:
- Pesquisa de clima organizacional – aponta satisfações e insatisfações dos colaboradores, norteando as estratégias a seguir;
- Realize ações voltadas para saúde e bem estar - campeonatos esportivos, aulas de alongamento ou dança, corridas e caminhadas, treinamentos de segurança no trabalho, alimentação saudável, mutirão de exames ou vacinação gratuitos, Palestras com especialistas, plano de saúde e plano odontológico;
- Crie espaços compartilhados, isto melhora o clima, aproxima pessoas e estimula a inovação. E dependendo da cultura e do espaço físico do local, é possível proporcionar ambientes diferenciados - Sala de descanso, cantinho do café, espaço para leitura, mini academia de exercícios;
- Promova cursos e treinamentos de aperfeiçoamento profissional e atitudinal, inclusive com ações inovadoras dos tipos out-door & in-door training ;
- Reconheça e comemore os resultados. O reconhecimento nem sempre precisa ser financeiro. Folgas extras, medalhas, presentes, brindes, e feedbacks positivos também são formas de reconhecer aquele trabalho bem-feito.
Uma pesquisa feita pelo International Workplace Group com 15 mil profissionais em todo o mundo constatou que 85% dos entrevistados aumentaram sua performance após aderirem a uma jornada flexível. Ou seja, a flexibilidade une o útil ao agradável: o colaborador fica mais feliz, o que contribui para mantê-lo na empresa e ao mesmo tempo gera resultados melhores.
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