CUIDADO! NEM TUDO NAS REDES É SIMPLES COMO PARECE SER...


A gestão das redes sociais requer expertise

Um melhor entendimento de seus objetivos, públicos, abordagens, conteúdos, repercussão e monitoramento permitem uma ação de marketing digital mais efetiva. Sendo assim, não basta abrir perfis e alimentá-los com notícias. Criar e gerenciar relacionamentos e promover engajamento representam um desafio e um aprendizado diário, com erros e acertos.

Para traçar uma boa estratégia de marketing digital é necessário um entendimento mínimo quanto aos aspectos conceituais, administrativos, estratégicos, de relacionamento, comprometimento e equilíbrio.

Portanto, rever conceitos e atitudes sempre ajuda:

1. O porquê das redes sociais

A definição de rede social é de uma estrutura que permite conexão entre pessoas sobre interesses diversos tais como cultura, política, comportamento, economia, filosofia etc. . Ela permite que as pessoas se manifestem e compartilhem suas informações e opiniões, representando também mais um canal de comunicação e diálogo entre empresas e seus públicos.

O Brasil é o segundo país cujas pessoas passam maior tempo nas redes sociais. A média é de 3h43min por dia! Portanto, estar ou não presente nas redes sociais não é mais uma escolha; é uma obrigação, um ato de sobrevivência!  

2. Qual a imagem que sua empresa quer mostrar?

A verdadeira. As pessoas percebem e não querem posicionamentos adulterados ou forçados. Cada postagem deve refletir o propósito e os valores da empresa. Isto pode se traduzir numa ação social, campanha de lançamento de produto, apoio a uma causa, entre outras.

A transparência e autenticidade da comunicação nas redes agregam valor à marca. Além disso, busque fazer posts direcionados para cada rede. Os interesses do público do Facebook certamente não são os mesmos do LinkedIn.

3. Segmentação: a base para o sucesso

As redes sociais têm como um dos seus atrativos, o de permitir a segmentação de público. A partir da definição de temas de interesse é possível criar interações com públicos específicos, as chamadas buyer personas. Fale sobre educação, esporte, saúde, moda ou finanças pessoais para quem quer ouvir sobre isto.

As redes permitem esta segmentação pois as pessoas compartilham gostos pessoais, dúvidas e inquietações. Utilize estas informações a favor da sua comunicação.

4. Tipos de redes sociais

A tomada de decisão sobre o ingresso nas redes passa pelo entendimento de quais são os tipos de redes sociais:

    Rede social de relacionamento - Facebook. Twitter, LinkedIn e Instagram

    Rede social de entretenimento - Youtube, Facebook, Instagram e Pinterest

    Rede social profissional - LinkedIn e Behance

5. O conteúdo faz toda a diferença

Uma vez selecionadas as redes sociais e seus perfis de público, o planejamento de conteúdo é ferramenta essencial para promover interações e engajamento. Por isto, diversificar os formatos é muito importante. Podem ser vídeos, infográficos, blog posts, gifs, entre outros. Promova conteúdos que gerem compartilhamentos e aposte no visual e na criatividade.

As hashtags também são um recurso que ajuda no compartilhamento. Devem ser usadas desde que estejam alinhadas ao seu setor de atuação e ao interesse dos seus usuários.

“Viralizar” um post é a meta dos gestores de redes sociais. Isso acontece quando ele tem atrativos suficientes para gerar compartilhamentos. Nesse caso, conteúdo relevante, título e imagem impactantes aumentam as chances de visibilidade.

O inbound marketing apregoa que as empresas têm que responder às buscas dos clientes. As procuras na web são, em geral, para encontrar respostas a questionamentos. Ofereça a melhor resposta e da forma mais rápida.

6. As redes sociais ajudam as marcas?

São “faca de dois gumes”, diriam alguns. É bem verdade que têm o poder de construir ou destruir uma reputação em questão de horas. Por isto, a gestão das redes sociais inclui lidar com uma agenda positiva e assuntos polêmicos, quando elas funcionam como uma espécie de tribunal. Para ter sucesso, o segredo  é enfrentar as críticas com convicção, reiterar os valores da marca e manter um diálogo aberto e respeitoso. Os comentários servem de alerta para as empresas reverem seus processos. Por ouro lado, deve-se evitar comentários  com injúrias ou difamação, para isto as empresas devem ter políticas claras de uso na página, que permitam excluir posts ofensivos.

7. Monitoramento das redes sociais é a essência

Em se tratando de redes sociais, monitorar é uma obrigação. É preciso acompanhar o resultado das publicações, as que geraram maior número de compartilhamentos, likes ou comentários, e também as que deram menos resultados. Lidar com as redes é um processo de aprendizado contínuo e todos erram e acertam. As lições que as redes dão para as empresas são muito valiosas para as ações futuras. As métricas são essenciais ao proporcionar um melhor entendimento do comportamento do usuário e se ele está gerando tráfego para o seu site. Com auxílio do marketing estratégico, é possível desenvolver indicadores e critérios de avaliação dos desempenhos, capazes de proporcionar métricas precisas para identificar os resultados quanto a influência das campanhas no tiket médio, no cross selling, no mix de produtos, etc. .

Outro fator a ser observado na gestão das redes sociais é que, além da busca orgânica, existe a possibilidade de anunciar com um custo muito mais baixo do que nas mídias tradicionais. O trabalho de agências qualificadas pode ajudar a traçar estratégias e assim, alcançar os melhores resultados.

Consulte um especialista pois muitas coisas na vida não são o que parecem ser !

Fonte: Trautman, ADS Br, DG Training 


 

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