CUIDADO! NEM TUDO NAS REDES É SIMPLES COMO PARECE SER...
A gestão das redes sociais requer expertise
Um melhor
entendimento de seus objetivos, públicos, abordagens, conteúdos, repercussão e
monitoramento permitem uma ação de marketing digital mais efetiva. Sendo assim,
não basta abrir perfis e alimentá-los com notícias. Criar e gerenciar
relacionamentos e promover engajamento representam um desafio e um aprendizado
diário, com erros e acertos.
Para traçar uma boa estratégia de marketing digital é necessário um entendimento mínimo quanto aos aspectos conceituais, administrativos, estratégicos, de relacionamento, comprometimento e equilíbrio.
Portanto, rever conceitos e
atitudes sempre ajuda:
1. O porquê das redes sociais
A definição de rede social é de uma estrutura que permite
conexão entre pessoas sobre interesses diversos tais como cultura, política,
comportamento, economia, filosofia etc. . Ela permite que as pessoas se
manifestem e compartilhem suas informações e opiniões, representando também
mais um canal de comunicação e diálogo entre empresas e seus públicos.
O Brasil é o segundo país cujas pessoas passam maior tempo
nas redes sociais. A média é de 3h43min por dia! Portanto, estar ou não
presente nas redes sociais não é mais uma escolha; é uma obrigação, um ato de
sobrevivência!
2. Qual a imagem que sua empresa quer mostrar?
A verdadeira. As pessoas percebem e não querem
posicionamentos adulterados ou forçados. Cada postagem deve refletir o
propósito e os valores da empresa. Isto pode se traduzir numa ação social,
campanha de lançamento de produto, apoio a uma causa, entre outras.
A transparência e autenticidade da comunicação nas redes
agregam valor à marca. Além disso, busque fazer posts direcionados para cada
rede. Os interesses do público do Facebook certamente não são os mesmos do
LinkedIn.
3. Segmentação: a base para o sucesso
As redes sociais têm como um dos seus atrativos, o de permitir a segmentação de público. A partir da definição de temas de interesse é possível criar interações com públicos específicos, as chamadas buyer personas. Fale sobre educação, esporte, saúde, moda ou finanças pessoais para quem quer ouvir sobre isto.
As redes permitem esta segmentação pois as pessoas
compartilham gostos pessoais, dúvidas e inquietações. Utilize estas informações
a favor da sua comunicação.
4. Tipos de redes sociais
A tomada de decisão sobre o ingresso nas redes passa pelo
entendimento de quais são os tipos de redes sociais:
Rede social de relacionamento - Facebook. Twitter, LinkedIn e Instagram
Rede social de entretenimento - Youtube, Facebook, Instagram e Pinterest
Rede social profissional - LinkedIn e Behance
5. O conteúdo faz toda a diferença
Uma vez selecionadas as redes sociais e seus perfis de
público, o planejamento de conteúdo é ferramenta essencial para promover
interações e engajamento. Por isto, diversificar os formatos é muito
importante. Podem ser vídeos, infográficos, blog posts, gifs, entre outros.
Promova conteúdos que gerem compartilhamentos e aposte no visual e na
criatividade.
As hashtags também são um recurso que ajuda no
compartilhamento. Devem ser usadas desde que estejam alinhadas ao seu setor de
atuação e ao interesse dos seus usuários.
“Viralizar” um post é a meta dos gestores de redes sociais.
Isso acontece quando ele tem atrativos suficientes para gerar
compartilhamentos. Nesse caso, conteúdo relevante, título e imagem impactantes
aumentam as chances de visibilidade.
O inbound marketing apregoa que as empresas têm que
responder às buscas dos clientes. As procuras na web são, em geral, para
encontrar respostas a questionamentos. Ofereça a melhor resposta e da forma
mais rápida.
6. As redes sociais ajudam as marcas?
São “faca de dois gumes”, diriam alguns. É bem verdade que
têm o poder de construir ou destruir uma reputação em questão de horas. Por
isto, a gestão das redes sociais inclui lidar com uma agenda positiva e
assuntos polêmicos, quando elas funcionam como uma espécie de tribunal. Para
ter sucesso, o segredo é enfrentar as
críticas com convicção, reiterar os valores da marca e manter um diálogo aberto
e respeitoso. Os comentários servem de alerta para as empresas reverem seus
processos. Por ouro lado, deve-se evitar comentários com injúrias ou difamação, para isto as empresas
devem ter políticas claras de uso na página, que permitam excluir posts
ofensivos.
7. Monitoramento das redes sociais é a essência
Em se tratando de redes sociais, monitorar é uma obrigação.
É preciso acompanhar o resultado das publicações, as que geraram maior número
de compartilhamentos, likes ou comentários, e também as que deram menos
resultados. Lidar com as redes é um processo de aprendizado contínuo e todos
erram e acertam. As lições que as redes dão para as empresas são muito valiosas
para as ações futuras. As métricas são essenciais ao proporcionar um melhor
entendimento do comportamento do usuário e se ele está gerando tráfego para o
seu site. Com auxílio do marketing estratégico, é possível desenvolver
indicadores e critérios de avaliação dos desempenhos, capazes de proporcionar
métricas precisas para identificar os resultados quanto a influência das
campanhas no tiket médio, no cross selling, no mix de produtos, etc. .
Outro fator a ser observado na gestão das redes sociais é que, além da busca orgânica, existe a possibilidade de anunciar com um custo muito mais baixo do que nas mídias tradicionais. O trabalho de agências qualificadas pode ajudar a traçar estratégias e assim, alcançar os melhores resultados.
Consulte um especialista pois muitas coisas na vida não são o que parecem ser !
Fonte: Trautman, ADS Br, DG Training
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