PESQUISA DE MARKETING: O QUE É E PARA QUE SERVE

 

Trata-se de um processo aplicado e pós processado, de forma técnica e profissional, o qual tem a finalidade de colher dados e transformá-los em informações aplicáveis às demandas estratégicas de uma organização. Simples assim!”

                   Ela pode, por exemplo, identificar se um serviço ou produto poderá satisfazer determinadas demandas de variados perfis de clientes ou mesmo de um perfil em particular.

                Através de uma pesquisa bem elaborada e bem aplicada, é possível abstrair informações importantes dos consumidores, abrangendo seus hábitos de vida e de consumo, bem como a sua demografia, entre outros indicadores mais específicos.

                A pesquisa também pode fornecer um mapeamento do cenário de atuação e os posicionamentos adotados pela concorrência, bem como informações mais  estratégicas.

                Mesmo no cenário adverso em que vivemos (2020/2021), a concorrência de mercado se mantém forte e sob pressão generalizada. Em situações como esta é que a pesquisa de mercado mostra a sua aplicabilidade e o seu valor. Através das técnicas mais adequadas a cada caso ela orienta no entendimento dos fatores que interagem com o negócio e facilita o desenvolvimento de estratégias para aumentar a satisfação dos clientes e os resultados da organização.

                Além disso a pesquisa de mercado atua diretamente sobre a elaboração das melhores campanhas de marketing, atingindo diretamente o consumidor potencial e aumentando o volume de vendas. E quanto a concorrência e estudos comparativos, ela é grande aliada nas ações de benchmarking. Na verdade, se fossemos abordar a fundo todos os atributos, benefícios e vantagens das pesquisas de mercado, de tantos que são, levaríamos um dia inteiro proseando aqui no blog. Acredite! Mas, se você quiser saber mais sobre pesquisas de marketing, estamos aqui para auxiliar. Para isto, basta clicar no link e perguntar:  FALE CONOSCO

Darvin G. Pereira
Especialista

Comentários