Quem avisa amigo, ou coach, é ...
5 dicas para controlar o estresse no trabalho
Independente da
profissão ou da atividade que desempenhe, são grandes as chances de sentir-se
estressado no trabalho. De acordo com o psicólogo clínico e porta-voz da American
Heart Association, Dr.
Barry J. Jacobs,
existem várias razões para o estresse profissional.
Ter muita responsabilidade, pouca
autoridade ou sentir que as expectativas do chefe são maiores do que aquelas
que o colaborador acredita ser capaz de cumprir, são aspectos que, segundo o
psicólogo, podem motivar o estresse.
Segundo ele, outro fator que intensifica
o problema é o excesso de horas de trabalho, que causa ansiedade em finalizar
todas as tarefas e consome a maior parte do dia.
Abaixo, veja algumas indicações de Jacobs que
podem ajudar a gerenciar o estresse no trabalho.
1. Pense o seu tempo
Gerenciar o tempo de maneira eficaz é
fundamental para diminuir o estresse no trabalho. Dr. Barry J. Jacobs
recomenda iniciar com antecedência projetos que envolvem prazos para evitar a
sobrecarga de tarefas de última hora. Anote atividades que poderão demandar
mais tempo e atenção e defina os momentos em que se dedicará a elas. Adiante
seu relógio em cinco ou 10 minutos e reduza o risco de chegar atrasado a
reuniões e compromissos importantes.
2. Concentre-se em uma coisa de
cada vez
Ao invés de tentar resolver todas as
pendências ao mesmo tempo, defina uma rotina para as suas atividades. Determine
a ordem das tarefas e limite o tempo que permanecerá em cada uma. Comece por
organizar a mesa, responder e-mails, fazer ligações e, então, vá para a função
que requer mais foco. É um método simples que, conforme o psicólogo, evita a
dispersão e aumenta o controle do trabalho do dia.
3. Dê um tempo
De acordo com Jacobs,
todos nós precisamos de períodos de descanso ao longo do dia. Ele sugere que se
faça uma pausa para o almoço ou lanche ( longe da mesa de trabalho) e que se
caminhe entre uma tarefa e outra para descomprimir.
4. Ajuste as expectativas (as
do seu chefe e as suas)
Embora sejam importantes para desafiar a
si mesmo no trabalho, expectativas muito altas podem gerar um estresse
igualmente alto.
Para Jacobs, é necessário encontrar formas de
ajustar as exigências depositadas em você (caso você se sinta pressionado ou
sobrecarregado) e, da mesma forma, equilibrar as suas próprias expectativas em
relação ao seu desempenho ou reconhecimento.
5. Respire fundo
Em momentos de muito estresse, é
importante recorrer a alguns truques para diminuir a tensão e evitar problemas
maiores. Lembre-se e siga as seguintes recomendações:
- Conte até 10 antes de falar.
- Faça de 3 a 5 respirações profundas.
- Peça um pequeno intervalo e caminhe.
Não tenha medo de conversar com seu gestor
sobre o que lhe causa estresse.
ãAmerican
Heart Association,
Dr. Barry J. Jacobs
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