Não existe “almoço grátis”, alguém sempre paga a conta!
Ao
criar este bordão, Milton Friedman não imaginava o quanto ele se tornaria
emblemático nos assuntos relacionados à economia. Tanto que até mesmo um dos
principais fundamentos da ciência econômica; o custo de oportunidade, ou seja, o ter que abrir mão de algo a fim
de obter outra coisa, se rende a esta afirmação simples e verdadeira. Aí encontramos
também a aplicação do princípio da
escassez.
Em
qualquer tipo ou nível da economia, o princípio da escassez será o desafio
comum a ser enfrentado.
A
escassez decorre simplesmente da inexistência de limites para as ¹necessidade e
os desejos humanos que, praticamente na sua totalidade, se satisfazem através do
consumo de bens e serviços. Mas isto não é assim tão simples quanto parece. Ao
mesmo tempo em que as necessidades são ilimitadas, os ²recursos produtivos são
limitados!
E
este problema, de saber o que, como e para quem investir e produzir, torna-se o
maior desafio não somente para os economistas, os administradores e os empresários,
mas também para o marketing!
O
marketing é o pivô que atua centralizando e analisando as demandas e as ofertas
para fornecer, na sequência, as melhores opções de solução para que os demais
setores da cadeia produtiva possam embasar as suas melhores decisões.
Desta forma mantemos o capital circulando, ao mesmo tempo em que administramos o princípio
da escassez distribuindo os melhores resultados a todos os participantes de uma
determinada economia, seja ela considerada como mini, midi ou macro!
Simples
assim.
Darvin G. Pereira
Especialista
(1) Vide a “Hierarquia de Necessidades Humanas” de Abraham Maslow;
(2) Capital financeiro, maquinário e instalações, tecnologia, mão de obra, insumos, etc. .
Comentários
Postar um comentário
- Hello, wellcome to my blog. If you realy want to do a comment, or a sugestion, or simply talk about coaching and new methods about it, do it now and let's enjoy your points of view .
- Olá, bem vindo ao meu blog. Se você realmente quiser fazer um comentário, ou uma sugestão, ou simplesmente falar sobre coaching e novos métodos sobre ele, faça-o agora e vamos aproveitar os seus pontos de vista.