Não existe “almoço grátis”, alguém sempre paga a conta!

 


Ao criar este bordão, Milton Friedman não imaginava o quanto ele se tornaria emblemático nos assuntos relacionados à economia. Tanto que até mesmo um dos principais fundamentos da ciência econômica; o custo de oportunidade, ou seja, o ter que abrir mão de algo a fim de obter outra coisa, se rende a esta afirmação simples e verdadeira. Aí encontramos também a aplicação do princípio da escassez.

Em qualquer tipo ou nível da economia, o princípio da escassez será o desafio comum a ser enfrentado.

A escassez decorre simplesmente da inexistência de limites para as ¹necessidade e os desejos humanos que, praticamente na sua totalidade, se satisfazem através do consumo de bens e serviços. Mas isto não é assim tão simples quanto parece. Ao mesmo tempo em que as necessidades são ilimitadas, os ²recursos produtivos são limitados!

E este problema, de saber o que, como e para quem investir e produzir, torna-se o maior desafio não somente para os economistas, os administradores e os empresários, mas também para o marketing!

O marketing é o pivô que atua centralizando e analisando as demandas e as ofertas para fornecer, na sequência, as melhores opções de solução para que os demais setores da cadeia produtiva possam embasar as suas melhores decisões.

Desta forma mantemos o capital circulando, ao mesmo tempo em que administramos o princípio da escassez distribuindo os melhores resultados a todos os participantes de uma determinada economia, seja ela considerada como mini, midi ou macro!

Simples assim.

Darvin G. Pereira

Especialista

(1) Vide a “Hierarquia de Necessidades Humanas” de Abraham Maslow;

(2) Capital financeiro, maquinário e instalações, tecnologia, mão de obra, insumos, etc.  .


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