Etiqueta empresarial: tão simples de entender e tão fácil de esquecer...

 


A IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA EMPRESARIAL E PROFISSIONAL


Quando se trata de *etiqueta empresarial, existem regras básicas e que não deveriam ser quebradas. Algumas delas podem até parecer senso comum, mas se fôssemos observar com cuidado, veríamos o quanto são esquecidas; ignoradas no dia a dia!

No cenário de “pós-pandemia”, muitas coisas mudaram: o vestuário profissional tornou-se mais despojado, o trabalho remoto está se tornando cada vez mais usual e tudo parece mais informal, mas cuidado: só parece! 

Os ambientes de trabalho aparentemente mais simples, descolados e objetivos não desbancaram as regras de boa convivência. A ética profissional, o uso de vestimentas condizentes com os locais de trabalho, as regras de conduta profissional e social seguem presentes de forma explícita ou implícita.

Para simplificar o entendimento do que é óbvio quanto as atitudes esperadas de quem atua no cenário corporativo, apresento um conjunto de regras elementares e de fácil entendimento:

1. Preste, sempre, atenção aos nomes - Os nomes são uma das primeiras informações que aprendemos sobre alguém. É como as pessoas o reconhecem e se dirigem a você. Quando você disser seu nome a outras pessoas, inclua sempre o seu sobrenome. Quando você conhecer uma pessoa, preste atenção no nome dela. Se você não tem certeza de como pronunciar, seja sincero e pergunte. Não invente um apelido. Chame as pessoas como elas querem ser chamadas.

2. Cumprimente a todos - Cumprimentar as pessoas com quem você entra em contato estabelece um relacionamento. Você nunca sabe quem podem ser as pessoas que você cumprimentou, por isso é importante cumprimentar a todos com o mesmo grau de gentileza. Seja sempre atencioso. Se eles parecerem com pressa ou não interessados no momento, não force uma conversa.

3. Busque um aperto de mão e faça contato visual - Os apertos de mão são a saudação comercial universal. Um aperto de mão firme ainda é considerado um traço positivo. Um fraco é um traço negativo. Atenção: normalmente, a pessoa de cargo mais alto oferecerá a mão primeiro, mas se não o fizer, você ainda pode oferecer a sua. Faça contato visual quando você apertar sua mão e sorrir. Aqueles que desviam os olhos são vistos como carentes de confiança e honestidade.

4. Demonstre que você está prestando atenção - Quando outra pessoa está falando, é importante acenar com a cabeça ou sorrir. Isso mostra que você está engajado e ouvindo ativamente. Transmite a eles a imagem de que você se preocupa com o que eles dizem e valoriza os seus comentários. Mas tenha sempre cuidado para não interromper quem está falando. Se quiser falar, você pode enviar um sinal não verbal, mas é educado esperar que terminem.

5. Se necessário apresente outras pessoas - Ninguém gosta de ficar sem jeito com pessoas que não têm ideia de quem são e o que estão fazendo ali. É desconfortável. Se você estiver com alguém e houver outra pessoa que essa pessoa ainda não conheceu, é educado fazer uma apresentação.

 6. Envie notas de agradecimento personalizadas - É perfeitamente normal enviar mensagens de agradecimento depois que uma reunião tiver sido agendada ou mesmo após a sua realização; trata-se de um diferencial de respeito e consideração que o destinatário certamente irá apreciar.

7. Revise, sempre, as suas mensagens - Se você for como a maioria dos profissionais, vai se comunicar muito através de variados canais. Então lembre-se de que cada mensagem enviada reflete em você, então você precisa ter certeza de que estão bem escritas. Você não deve errar na digitação. Confira sempre antes de enviar!

8. Seja educado e profissional em todas as formas de comunicação -  Não importa se você está se encontrando pessoalmente, por telefone ou por aplicativos, cada interação deve ser profissional! Quando você se comunica apenas por texto, não tem o tom de voz ou as expressões faciais e outras “dicas não-verbais” inseridas na mensagem. Lembre-se disso ao digitar.  Mantenha as mensagens curtas e objetivas, e não envie nada que você não diria pessoalmente, frente a frente.

9. Sempre seja pontual - Seja para chegar ao trabalho, para abrir uma reunião ou cumprir um prazo, a pontualidade é fundamental. O tempo é precioso; tanto o seu, quanto o dos outros!

10. Vista-se sempre de forma apropriada - Os códigos de vestimenta tornaram-se muito mais relaxados nas últimas décadas. No entanto, só porque não existe uma regra que diga que você não pode aparecer para trabalhar com um moletom, bermuda e chinelos, isso não significa que você deva faze-lo. Estudos mostraram que a primeira coisa que as pessoas notam nos outros é a aparência. É a principal influência nas primeiras impressões! Vestir-se de maneira inteligente mostra que você se esforça para melhorar sua aparência e é mais provável que coloque o mesmo entusiasmo em seu trabalho.

11. Sempre pratique uma boa higiene - Não importa o quanto você se vista bem, uma boa higiene é sempre obrigação! Penteie seu cabelo. Apare sua barba. Limpe suas unhas. Certifique-se de que suas roupas cheiram bem. Ninguém quer sentar-se e trabalhar ao lado de alguém com mau odor corporal ou com  cheiro de frituras.

12. Se você participar de  um almoço de negócios -  Tenha cuidado para não começar até que os outros tenham sido servidos. Certifique-se de que os talheres não façam barulho. Coma devagar e não fale demais. Lembre-se de que muitas das regras que seus pais impuseram na mesa ainda estão em vigor. Então, não fale com a boca cheia nem mastigue com ela aberta; não encoste os cotovelos na mesa; não passe o guardanapo no nariz, e deixe o seu celular de lado, no modo silencioso!

13. Não compartilhe demais - Mas também não fique muito distante. Não carregue a sua  vida pessoal para os ambientes profissionais. Contar a todos sobre as suas aventuras agitadas do último fim de semana pode colocar os outros em posições tensas ou constrangedoras; mas se você não compartilhar nada parecerá esnobe ou distante. Portanto, pense sempre antes de falar. Por isto é importante que você saiba quais tópicos são adequados para o trabalho e quais não são. Pode ser apropriado falar sobre a boa comida e as praias que você visitou durante uma recente viagem ao Ceará. Mas, em geral, política e religião são os dois tópicos considerados inadequados em quase todos os ambientes profissionais.

E, vamos ficando por aqui porque isto já é o suficiente para que você possa entender e prevenir-se quanto a eventuais gafes e deslizes, ou até mesmo grosserias involuntárias que possam acontecer entre você e seus interlocutores.

Ah, esta é boa de repetir: respeite a agenda e os horários marcados!

(*) Etiqueta empresarial é um conjunto de normas que visa alcançar uma interação mais harmoniosa entre os colaboradores e também no tratamento com os clientes. Conhecer essas regras permite que o cenário de atuação se torne mais leve, proporcionando a todos um ambiente mais eficiente.

Darvin G. Pereira

Especialista

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