Etiqueta empresarial: tão simples de entender e tão fácil de esquecer...
A IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA
EMPRESARIAL E PROFISSIONAL
Quando se trata de *etiqueta empresarial, existem regras básicas e que não deveriam ser quebradas. Algumas delas podem até parecer senso comum, mas se fôssemos observar com cuidado, veríamos o quanto são esquecidas; ignoradas no dia a dia!
No
cenário de “pós-pandemia”, muitas coisas mudaram: o vestuário profissional
tornou-se mais despojado, o trabalho remoto está se tornando cada vez mais usual
e tudo parece mais informal, mas cuidado: só parece!
Os ambientes de trabalho aparentemente mais simples, descolados e objetivos não desbancaram as regras de boa convivência. A ética profissional, o uso de vestimentas condizentes com os locais de trabalho, as regras de conduta profissional e social seguem presentes de forma explícita ou implícita.
Para
simplificar o entendimento do que é óbvio quanto as atitudes esperadas de quem atua no cenário corporativo, apresento um conjunto de
regras elementares e de fácil entendimento:
1. Preste, sempre, atenção
aos nomes - Os nomes são uma das primeiras informações que aprendemos sobre
alguém. É como as pessoas o reconhecem e se dirigem a você. Quando você disser
seu nome a outras pessoas, inclua sempre o seu sobrenome. Quando você conhecer
uma pessoa, preste atenção no nome dela. Se você não tem certeza de como
pronunciar, seja sincero e pergunte. Não invente um apelido. Chame as pessoas
como elas querem ser chamadas.
2. Cumprimente a
todos - Cumprimentar as pessoas com quem você entra em contato estabelece
um relacionamento. Você nunca sabe quem podem ser as pessoas que você cumprimentou,
por isso é importante cumprimentar a todos com o mesmo grau de gentileza. Seja
sempre atencioso. Se eles parecerem com pressa ou não interessados no momento,
não force uma conversa.
3. Busque um aperto
de mão e faça contato visual - Os apertos de mão são a saudação comercial
universal. Um aperto de mão firme ainda é considerado um traço positivo. Um
fraco é um traço negativo. Atenção: normalmente, a pessoa de cargo mais
alto oferecerá a mão primeiro, mas se não o fizer, você ainda pode oferecer a
sua. Faça contato visual quando você apertar sua mão e sorrir. Aqueles que
desviam os olhos são vistos como carentes de confiança e honestidade.
4. Demonstre que você
está prestando atenção - Quando outra pessoa está falando, é importante
acenar com a cabeça ou sorrir. Isso mostra que você está engajado e ouvindo
ativamente. Transmite a eles a imagem de que você se preocupa com o que eles
dizem e valoriza os seus comentários. Mas tenha sempre cuidado para não
interromper quem está falando. Se quiser falar, você pode enviar um sinal não
verbal, mas é educado esperar que terminem.
5. Se necessário apresente
outras pessoas - Ninguém gosta de ficar sem jeito com pessoas que não têm
ideia de quem são e o que estão fazendo ali. É desconfortável. Se você estiver
com alguém e houver outra pessoa que essa pessoa ainda não conheceu, é educado
fazer uma apresentação.
7. Revise, sempre, as
suas mensagens - Se você for como a maioria dos profissionais, vai se
comunicar muito através de variados canais. Então lembre-se de que cada
mensagem enviada reflete em você, então você precisa ter certeza de que estão
bem escritas. Você não deve errar na digitação. Confira sempre antes de enviar!
8. Seja educado e
profissional em todas as formas de comunicação - Não importa se você está se encontrando pessoalmente,
por telefone ou por aplicativos, cada interação deve ser profissional! Quando
você se comunica apenas por texto, não tem o tom de voz ou as expressões
faciais e outras “dicas não-verbais” inseridas na mensagem. Lembre-se disso ao digitar. Mantenha as mensagens curtas e objetivas, e
não envie nada que você não diria pessoalmente, frente a frente.
9. Sempre seja
pontual - Seja para chegar ao trabalho, para abrir uma reunião ou cumprir
um prazo, a pontualidade é fundamental. O tempo é precioso; tanto o seu, quanto
o dos outros!
10. Vista-se sempre
de forma apropriada - Os códigos de vestimenta tornaram-se muito mais
relaxados nas últimas décadas. No entanto, só porque não existe uma regra que
diga que você não pode aparecer para trabalhar com um moletom, bermuda e
chinelos, isso não significa que você deva faze-lo. Estudos mostraram que a primeira
coisa que as pessoas notam nos outros é a aparência. É a principal influência
nas primeiras impressões! Vestir-se de maneira inteligente mostra que você se
esforça para melhorar sua aparência e é mais provável que coloque o mesmo
entusiasmo em seu trabalho.
11. Sempre pratique
uma boa higiene - Não importa o quanto você se vista bem, uma boa higiene é sempre obrigação! Penteie seu cabelo. Apare sua barba. Limpe suas unhas. Certifique-se de que
suas roupas cheiram bem. Ninguém quer sentar-se e trabalhar ao lado de alguém
com mau odor corporal ou com cheiro de frituras.
12. Se você participar
de um almoço de negócios - Tenha cuidado para não começar até que os
outros tenham sido servidos. Certifique-se de que os talheres não façam
barulho. Coma devagar e não fale demais. Lembre-se de que muitas das regras que
seus pais impuseram na mesa ainda estão em vigor. Então, não fale com
a boca cheia nem mastigue com ela aberta; não encoste os cotovelos na mesa; não
passe o guardanapo no nariz, e deixe o seu celular de lado, no modo silencioso!
13. Não compartilhe
demais - Mas também não fique muito distante. Não carregue a sua vida pessoal para os ambientes profissionais.
Contar a todos sobre as suas aventuras agitadas do último fim de semana pode
colocar os outros em posições tensas ou constrangedoras; mas se você não
compartilhar nada parecerá esnobe ou distante. Portanto, pense sempre antes de falar. Por isto é importante que você saiba
quais tópicos são adequados para o trabalho e quais não são. Pode ser apropriado
falar sobre a boa comida e as praias que você visitou durante uma recente
viagem ao Ceará. Mas, em geral, política e religião são os dois tópicos considerados
inadequados em quase todos os ambientes profissionais.
E, vamos ficando por aqui porque isto já é o suficiente para que você possa entender e prevenir-se quanto a eventuais gafes e deslizes, ou até mesmo grosserias involuntárias que possam acontecer entre você e seus interlocutores.
Ah, esta é boa de repetir: respeite a agenda e os horários
marcados!
(*) Etiqueta empresarial é um conjunto de normas que visa alcançar uma interação mais harmoniosa entre os colaboradores e também no tratamento com os clientes. Conhecer essas regras permite que o cenário de atuação se torne mais leve, proporcionando a todos um ambiente mais eficiente.
Darvin G. Pereira
Especialista
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