CONHEÇA UM POUCO SOBRE SHOP-ALONG E SAIBA QUE TIPO DE AÇÃO DE MARKETING É ESTA.

 


PESQUISA SHOP-ALONG

Há uma variedade de fatores que influenciam a maneira como os clientes compram e o que os leva a comprar.

Esta forma de pesquisa de mercado é usada para ajudar as empresas a entenderem seus clientes em um nível profundo, e as informações fornecidas por ela são usadas posteriormente para criar campanhas de marketing mais eficazes.

Especificamente, um shop-along é uma forma de pesquisa de mercado em que um entrevistador acompanha um consumidor enquanto ele compra fisicamente numa loja ou mesmo quando navega pela internet comprando itens;  fazendo perguntas à medida que a experiência avança. Isso permite que as organizações coletem as informações direto da fonte .

Assim como os testes de uso doméstico (IHUTs), os shop-alongs são uma excelente metodologia para coletar dados em tempo real e no ponto de compra.  As compras podem ser estudadas em configurações individuais ou em pequenos grupos.

O processo normalmente envolve uma reunião inicial, a modelagem estratégica do projeto,  o trabalho de campo e, em seguida, a análise e os relatórios.

Algumas generalidades sobre shop-alongs

Exemplos de critérios de segmentação para recrutamento de shoppers :

 ·         Um mix de compradores primários e secundários

·         Tomadores de decisão primários para produtos domésticos

·         Que compre produtos domésticos pelo menos uma vez a cada duas semanas

·         Que compre regularmente carnes e/ou frutos do mar pelo menos uma vez a cada duas semanas

·         Que tenha comprado carne e/ou frutos do mar no local específico do supermercado pelo menos uma vez no mês passado

·         Aproximadamente 25 a 65 anos

·         Renda familiar de $ 5.000 ou mais, ou $ 3,500 ou mais se solteiro

·         Um mix de gêneros, situações familiares e etnias...

 

Exemplos de perguntas para um shop-along de mercearia ou supermercado:

 ·         Qual mercearia você consideraria como seu principal mercado?

·         Que mercearia consideraria como seu mercado secundário?

·         Com que frequencia você compra carne?

·         Com que frequencia você compra frutos do mar?

·         Quando foi a última vez que você comprou carne ou frutos do mar da mercearia X ?

·         Você consideraria comprar carne ou frutos do mar da mercearia X ?


Importante:

Um projeto de shop-along deve perdurar entre uma e três semanas.

Cada entrevista dura, em média 30 a 60 minutos.

Os entrevistados, como praxe, devem receber um cachê ou mimo como retribuição.

 

 

Comparativo

 

Embora os grupos focais (focus groups) sejam populares e benéficos, um shop-along é uma maneira única de realizar pesquisas e fornece  manifestações espontâneas (insights) muito ricas e diferentes para uma empresa, uma marca ou um produto.

Um estudo de compra é um tipo de pesquisa que envolve o pesquisador literalmente “comprando junto” com um participante da pesquisa e fazendo perguntas durante a experiência de compra na vida real. Ou seja, é uma verdadeira pesquisa-ação!

O objetivo de um shop-along é descobrir pensamentos, influências, preferências e motivações quando os clientes estão comprando um produto. Aspectos comportamentais e psicográficos.

Embora esses objetivos possam ser explorados durante uma ação de focus group, uma verdadeira pesquisa-ação de shop-along  permite que um pesquisador possa entender melhor o comportamento do consumidor em tempo, verdadeiramente, real. Obtendo interessantes feedbacks, por exemplo:

·         Sobre embalagem do produto;

·         Sobre canal de distribuição;

·         Sobre a experiências do cliente;

·         Com respeito as ações de merchandising (gôndolas, ilhas, displays)...

 

Além disso, manifestações espontâneas podem ser obtidas sobre os próprios produtos ou os da concorrência;  algo nem sempre possível com os grupos de foco tradicionais.

Simples assim! Paro aqui pois escrever mais sobre os benefícios e vantagens de uma ação de shop-along seria “dar voltas no mesmo lugar”.

Se quiser saber mais sobre este ou outros assuntos ligados a Ciência do Marketing, entre em contato com o especialista: darvinconsultoria@gmail.com


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