CONHEÇA UM POUCO SOBRE SHOP-ALONG E SAIBA QUE TIPO DE AÇÃO DE MARKETING É ESTA.
PESQUISA SHOP-ALONG
Há uma variedade de fatores que influenciam a maneira como os clientes compram e o que os leva a comprar.
Esta forma de pesquisa de mercado é usada para ajudar as empresas a entenderem seus clientes em um nível profundo, e as informações fornecidas por ela são usadas posteriormente para criar campanhas de marketing mais eficazes.
Especificamente, um shop-along é uma forma de pesquisa de mercado em que um entrevistador acompanha um consumidor enquanto ele compra fisicamente numa loja ou mesmo quando navega pela internet comprando itens; fazendo perguntas à medida que a experiência avança. Isso permite que as organizações coletem as informações direto da fonte .
Assim como os testes de uso doméstico (IHUTs), os shop-alongs são uma excelente metodologia para coletar dados em tempo real e no ponto de compra. As compras podem ser estudadas em configurações individuais ou em pequenos grupos.
O processo normalmente envolve uma reunião inicial, a modelagem estratégica do projeto, o trabalho de campo e, em seguida, a análise e os relatórios.
Algumas generalidades
sobre shop-alongs
Exemplos de critérios de segmentação para recrutamento de shoppers :
· Tomadores de decisão primários para produtos domésticos
· Que compre produtos domésticos pelo menos uma vez a cada duas semanas
· Que compre regularmente carnes e/ou frutos do mar pelo menos uma vez a cada duas semanas
· Que tenha comprado carne e/ou frutos do mar no local específico do supermercado pelo menos uma vez no mês passado
· Aproximadamente 25 a 65 anos
· Renda familiar de $ 5.000 ou mais, ou $ 3,500 ou mais se solteiro
· Um mix de gêneros, situações familiares e etnias...
Exemplos de perguntas para um shop-along de mercearia ou supermercado:
· Que mercearia consideraria como seu mercado secundário?
· Com que frequencia você compra carne?
· Com que frequencia você compra frutos do mar?
· Quando foi a última vez que você comprou carne ou frutos do mar da mercearia X ?
· Você consideraria comprar carne ou frutos do mar da mercearia X ?
Importante:
Um projeto de shop-along deve perdurar entre uma e três semanas.
Cada entrevista dura, em média 30 a 60 minutos.
Os entrevistados, como praxe, devem receber um cachê ou mimo como retribuição.
Comparativo
Embora os grupos focais (focus groups) sejam populares e benéficos, um shop-along é uma maneira única de realizar pesquisas e fornece manifestações espontâneas (insights) muito ricas e diferentes para uma empresa, uma marca ou um produto.
Um estudo de compra é um tipo de pesquisa que envolve o pesquisador literalmente “comprando junto” com um participante da pesquisa e fazendo perguntas durante a experiência de compra na vida real. Ou seja, é uma verdadeira pesquisa-ação!
O objetivo de um shop-along é descobrir pensamentos, influências, preferências e motivações quando os clientes estão comprando um produto. Aspectos comportamentais e psicográficos.
Embora esses objetivos possam ser explorados durante uma ação de focus group, uma verdadeira pesquisa-ação de shop-along permite que um pesquisador possa entender melhor o comportamento do consumidor em tempo, verdadeiramente, real. Obtendo interessantes feedbacks, por exemplo:
· Sobre embalagem do produto;
· Sobre canal de distribuição;
· Sobre a experiências do cliente;
· Com respeito as ações de merchandising (gôndolas, ilhas, displays)...
Além disso, manifestações espontâneas podem ser obtidas sobre os próprios produtos ou os da concorrência; algo nem sempre possível com os grupos de foco tradicionais.
Simples assim! Paro aqui pois escrever mais sobre os benefícios e vantagens de uma ação de shop-along seria “dar voltas no mesmo lugar”.
Se quiser saber mais sobre este ou outros assuntos ligados a Ciência do Marketing, entre em contato com o especialista: darvinconsultoria@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
- Hello, wellcome to my blog. If you realy want to do a comment, or a sugestion, or simply talk about coaching and new methods about it, do it now and let's enjoy your points of view .
- Olá, bem vindo ao meu blog. Se você realmente quiser fazer um comentário, ou uma sugestão, ou simplesmente falar sobre coaching e novos métodos sobre ele, faça-o agora e vamos aproveitar os seus pontos de vista.