TENDÊNCIAS 2022 PARA O SETOR DE MARKETING.
TORTURE OS NÚMEROS QUE ELES TE CONTARÃO A VERDADE!
Pesquisa aponta que a maioria dos profissionais de marketing já é orientada por dados. E a sua forma de atuação está fortemente direcionada para o que se pode definir como: Atuação por “hub”, ou seja, os profissionais de marketing devem seguir priorizando o trabalho em ambientes híbridos, presenciais e virtuais, que facilitem a integração e a colaboração entre as equipes e os clientes, mesmo que à distância.
A transformação que vinha ocorrendo nos últimos anos teve um impulso intenso e acelerado por força da pandemia de Covid19, e quanto a isto não existem dúvidas!
Em todos os setores, ao longo da cadeia econômica, a
sistematização e, principalmente, a informatização cresceram. Na área da
comunicação isto ocorreu exponencialmente!
A Salesforce, que é uma empresa americana de software on demand, através do relatório Global State of Marketing, informou ter entrevistado mais de 8.200 profissionais de marketing entre maio e junho de 2021, em 37 países, inclusive o Brasil. Ela apontou que mais de 80% dos entrevistados afirmaram que a pandemia impactou diretamente as estratégias de engajamento digital das empresas. E de tal maneira isto ocorreu, que elas se viram forçadas a uma guinada brusca nas suas atitudes para alcançarem os seus públicos. Criaram-se com a máxima urgência, ações inovadoras e disruptivas para a divulgação e posicionamento das marcas e, apesar das fortes cargas de trabalho e estresse a que ficaram sujeitos os profissionais de marketing, na sua grande maioria, eles continuam otimistas no que diz respeito ao futuro dos seus negócios e ao impacto que a área pode causar, positivamente, dentro das organizações.
Neste contexto, as principais tendências identificadas pela pesquisa são:
1.
O marketing precisa tanto de dados quanto os
humanos precisam de água!
A maior parte (78%) dos profissionais de marketing entrevistados pela Salesforce afirma que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acredita que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais, sem sombra de dúvidas! A migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital leva a crer que este índice cresça cada vez mais. Hoje, os profissionais da área projetam, para 2022, um aumento de 75% no número das fontes de dados que usam atualmente.
Com tantas informações à disposição, o relatório pontua a crescente importância de ferramentas e plataformas capazes de fazer o gerenciamento destes dados, como a Customer Data Platform (CDP); e ressalta que o perfil esperado dos profissionais de marketing estará cada vez mais relacionado à sua capacidade de transitar no ambiente digital.
“Embora a demanda pela criatividade dos profissionais de marketing não vá acabar, o perfil cada vez mais digital dos clientes significa que os profissionais de marketing mais completos também serão tecnológicos”, diz o relatório.
Do YouTube ao TikTok, passando pelos Reels e pelas lives, o vídeo ganhou relevância durante a pandemia. Segundo a pesquisa, este foi o canal de marketing que mais cresceu ao longo de 2021; seguido pelas redes sociais e anúncios digitais. Mesmo os eventos, que historicamente sempre foram analógicos, se digitalizaram nos últimos dois anos; e a tendência é que eles continuem sendo majoritariamente híbridos e virtuais em 2022!
O trabalho remoto veio para ficar!
Dentre os novos hábitos trazidos pela pandemia, e que tendem a permanecer em alta durante 2022, o trabalho remoto (em hub) é uma das maiores certezas. Não apenas porque boa parte das pessoas parece ser mais produtiva trabalhando de casa, mas também porque um horário de trabalho flexível foi apontado como o principal motivo para 48% dos trabalhadores permanecerem em seus empregos atuais, de acordo com um levantamento da Cia. Prudential do Brasil. No setor de marketing isto não poderia ser diferente. Para 76% dos profissionais entrevistados no estudo da Salesforce, as mudanças na maneira com que colaboram e se comunicam com suas equipes durante o trabalho serão permanentes!
Outro dado que merece destaque é que, mesmo com a distância física, a maioria dos entrevistados afirmou que se sentiu mais conectada a seus gestores, colegas e clientes durante o trabalho remoto, em hub!
E é isto aí: You've to be staying alive!
Portanto, fique ligado, sempre!
Darvin G. Pereira
Especialista
(Prudential, Salesforce, Exame)
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