REDES SOCIAIS:
DE VOLTA PARA O PASSADO?
Atualmente, a cada vez que eu acesso qualquer uma das redes
sociais mais conhecidas, eu me surpreendo e tenho sensações de desconforto e até de medo frente aos anúncios que são postados:
- Flashbacks;
- Déjà vu;
- Retrospectiva;
- Retrocesso...
E do Insta:
Então: Hellooo!
Voltamos ao século passado, para as "páginas amarelas", agora numa versão feroz e canibal ?
Perceba que na televisão ainda é possível trocar de canal para não assistirmos aos comerciais. E
com as redes? Como fazer para os anúncios não "pularem sobre as nossas jugulares"? É justo, por exemplo, sair da rede? Claro que não !
O que se sabe, na verdade, é que foi mesmo tudo friamente premeditado e que os usuários estão agora “amestrados” para engolirem o que lhes for apresentado, na maioria das vezes anúncios sem qualquer critério de qualidade de imagens, de ética, de redação. Só que tem um detalhe: de tanto engolirem porcarias, tem uma hora em que os consumidores passarão a "vomitar" discursos de senso comum! Tudo porque nas redes a coisa está no modo “goela abaixo”. Só que para quem sabe, o discurso do senso comum é altamente significativo e viral quando se trata de assuntos negativos, de rejeição a produtos, marcas e atitudes. Cuidado!
Ações desqualificadas nas redes sociais são um desfavor para a evolução humana, trata-se do cerceamento do capital intelectual fazendo com que haja a massificação de um raciocínio raso e incapaz de identificar movimentos estratégicos mal feitos, nos subestimando como usuários e consumidores e tangendo-nos “de volta para o passado”!
Não dá para confundir rede social com rede de anúncios e vendas, que são os ditos market places.
A grande confusão na verdade, é bem outra: estão transformando as redes em "páginas amarelas”!
Então, cuidado com os conteúdos e formas de publicação que você utiliza.
Ok! Mas como ficam o marketing, a publicidade e a propaganda neste contexto ?
Simples, novos canais e estratégias surgem a todo momento, é só observar e mudar de atitude; afinal quem quer viver num mundo invasivo, sem privacidade e sem direito de escolha ou mesmo sob as sombras de um passado já distante? Você quer isto para si?
A fórmula para resolver esta difícil equação é: R²(respeito x relevância)+E(empatia). Então é simples, quem não respeitar o consumidor e nem for relevante num cenário como este, não vai crescer! Prepare-se, simplifique e qualifique os seus resultados atuando de forma estratégica e com foco nos resultados.
Minha sugestão é: Informe-se e contrate uma boa agência de marketing, com profissionais qualificados, experientes e eficientes. Procure por empresas com estrutura e metodologia verdadeiramente profissionais e fuja das "paginas amarelas" !
Darvin G. Pereira
Especialista
Comentários
Postar um comentário
- Hello, wellcome to my blog. If you realy want to do a comment, or a sugestion, or simply talk about coaching and new methods about it, do it now and let's enjoy your points of view .
- Olá, bem vindo ao meu blog. Se você realmente quiser fazer um comentário, ou uma sugestão, ou simplesmente falar sobre coaching e novos métodos sobre ele, faça-o agora e vamos aproveitar os seus pontos de vista.