QUANTA CONFUSÃO! AFINAL QUEM É QUEM E O QUE É O QUÊ?

 


ESCLARECENDO:

Nossa compreensão é de que sob o ponto de vista observado a partir do universo da Administração de Marketing, que é nossa ¹atividade fim, encontram-se inseridas algumas ²atividades meio, dentre as quais a publicidade e a propaganda. As quais, segundo Kotler e Armstrong, 2003, fazem parte do “Mix de Promoção” (um dos 4 Ps do Marketing).

Igualmente como atividades meio inseridas no universo de Administração de Marketing podem ser incluídas relações públicas e jornalismo ou mesmo o design. Por isto é muito importante para os “decisores de marketing” que conheçam pelo menos os conceitos principais destas atividades:

•         Marketing: segundo Kotler(2011), "é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros". Já Armstrong(2007) menciona que “o marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros, construindo relacionamentos ao longo do tempo”. Segundo a ³AMA, o Marketing, como atividade, é o conjunto de ações e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.  Trata-se de atividade regulamentada, normalizada pelo ⁴CFA e seus ⁵CRAs e é executada por profissional com formação em Marketing.

•       Propaganda: “é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto, paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto." A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento dela. A atividade é regulamentada e é executada por um profissional formado em publicidade e propaganda.

 •        Publicidade: “é a divulgação de informações sobre as atividades da empresa e seus produtos, por intermédio da imprensa, para o público-alvo, sem custo adicional.” É a conhecida “matéria”. E esta atividade seria muito mais ligada a assessoria de imprensa, sendo normalmente executada por um relações públicas ou jornalista.

 •        Design: “é a disciplina que tem como objetivo a criação de objetos, ambientes, obras gráficas etc. que sejam funcionais, estéticas e estejam em conformidade com as demandas da produção em produtos ou serviços.” Designer é a pessoa que trabalha com design, com o projeto de criação gráfica e esquemática de representação de algo.

 •         Relações públicas: “é o planejamento estratégico da comunicação organizacional, o profissional de relações públicas ou “RP” é capaz de elaborar estratégias e táticas de comunicação, como gestão de imagem, gerenciamento de crises, eventos, comunicação política e pública, sempre voltado a responsabilidade social corporativa em prol de uma mobilização social.”

 •       Jornalismo: “é ciência do ouvir, observar e narrar histórias; os jornalistas profissionais devem estar preparados para coletar, investigar, escrever, editar, divulgar conteúdo da melhor forma e para mais pessoas, tendo sempre como objetivo a veracidade dos fatos para o bem de uma nação.”

 Na prática, estes conceitos são muito comumente misturados! Por isto a compreensão exata do que sejam Marketing, Propaganda e Publicidade, Design, Relações Públicas e Jornalismo é fundamental, e assim o cliente também terá condições de entender e valorizar o que é o cada uma destas atividades e quais as suas reais importâncias para o sucesso do seu negócio!

A bem da verdade, e por serem intrinsicamente ligadas entre si , conclui-se que todas estas atividades podem se alternar nas posições de atividades fins e atividades meio, conforme o caso.  Afinal todas elas são importantes, cada qual a seu tempo!


 Darvin G. Pereira

Especialista

(1)      Atividade fim é a atividade principal de uma empresa, aquela atividade a qual foi motivo de formação profissional ou de  abertura da empresa.

(2)       Atividade-meio são todas as atividades necessárias no processo de realização da atividade-fim e que não se confundem com esta.

(3)      Associação Americana de Marketing.

(4)      Conselho Federal de administração.

(5)      Conselhos Regionais de Administração.

 

Fontes: FGV, Academia do Jornalista, Conceito Ideal, contabeis.com, exatas.ufpf.br, dicio.com.br


Comentários