QUANTA CONFUSÃO! AFINAL QUEM É QUEM E O QUE É O QUÊ?
Nossa
compreensão é de que sob o ponto de vista observado a partir do universo da Administração de Marketing, que é nossa ¹atividade
fim, encontram-se inseridas algumas ²atividades meio, dentre as
quais a publicidade e a propaganda. As
quais, segundo Kotler e Armstrong, 2003, fazem parte do “Mix de Promoção” (um
dos 4 Ps do Marketing).
Igualmente
como atividades meio inseridas no universo de Administração de Marketing podem
ser incluídas relações públicas e
jornalismo ou mesmo o design. Por isto é muito importante para os “decisores
de marketing” que conheçam pelo menos os conceitos principais destas atividades:
• Propaganda: “é a comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto, paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que visa criar imagem e estimular a aquisição do produto." A propaganda integra o composto de comunicação de marketing e objetiva criar no público-alvo a imagem para a marca com base no posicionamento dela. A atividade é regulamentada e é executada por um profissional formado em publicidade e propaganda.
• Publicidade: “é a divulgação de informações sobre as atividades da empresa e seus produtos, por intermédio da imprensa, para o público-alvo, sem custo adicional.” É a conhecida “matéria”. E esta atividade seria muito mais ligada a assessoria de imprensa, sendo normalmente executada por um relações públicas ou jornalista.
• Design: “é a disciplina que tem como objetivo a criação de objetos, ambientes, obras gráficas etc. que sejam funcionais, estéticas e estejam em conformidade com as demandas da produção em produtos ou serviços.” Designer é a pessoa que trabalha com design, com o projeto de criação gráfica e esquemática de representação de algo.
• Relações públicas: “é o planejamento estratégico da comunicação organizacional, o profissional de relações públicas ou “RP” é capaz de elaborar estratégias e táticas de comunicação, como gestão de imagem, gerenciamento de crises, eventos, comunicação política e pública, sempre voltado a responsabilidade social corporativa em prol de uma mobilização social.”
• Jornalismo: “é ciência do ouvir, observar e narrar histórias; os jornalistas profissionais devem estar preparados para coletar, investigar, escrever, editar, divulgar conteúdo da melhor forma e para mais pessoas, tendo sempre como objetivo a veracidade dos fatos para o bem de uma nação.”
Na prática, estes conceitos são muito comumente misturados! Por isto a compreensão exata do que sejam Marketing, Propaganda e Publicidade, Design, Relações Públicas e Jornalismo é fundamental, e assim o cliente também terá condições de entender e valorizar o que é o cada uma destas atividades e quais as suas reais importâncias para o sucesso do seu negócio!
A bem da verdade, e por serem intrinsicamente ligadas entre si , conclui-se que todas estas atividades podem se alternar nas posições de atividades fins e atividades meio, conforme o caso. Afinal todas elas são importantes, cada qual a seu tempo!
Especialista
(1) Atividade fim é a atividade principal de uma empresa, aquela atividade a qual foi motivo de formação profissional ou de abertura da empresa.
(2) Atividade-meio são todas as atividades necessárias no processo de realização da atividade-fim e que não se confundem com esta.
(3) Associação Americana de Marketing.
(4) Conselho Federal de administração.
(5) Conselhos Regionais de Administração.
Fontes: FGV, Academia do Jornalista, Conceito Ideal, contabeis.com, exatas.ufpf.br, dicio.com.br
Comentários
Postar um comentário
- Hello, wellcome to my blog. If you realy want to do a comment, or a sugestion, or simply talk about coaching and new methods about it, do it now and let's enjoy your points of view .
- Olá, bem vindo ao meu blog. Se você realmente quiser fazer um comentário, ou uma sugestão, ou simplesmente falar sobre coaching e novos métodos sobre ele, faça-o agora e vamos aproveitar os seus pontos de vista.