O que são o growth marketing e o growth hacking ?
O growth marketing ou marketing de crescimento é uma estratégia que está revolucionando a gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes. Ele visa o crescimento acelerado das empresas e já conquistou a atenção de diversas organizações. Ele não serve para qualquer negócio mas pode ser muito útil para aqueles que querem inovar nas suas estratégias.
Apesar do growth marketing focar muito em crescimento, ele não se resume apenas às vendas. Para essa metodologia o foco é reter os clientes e gerar uma recorrência de compras com aqueles que já são fiéis.
Bem, você deve estar se perguntando se existe alguma diferença quando se fala em growth marketing e marketing tradicional. E ela existe:
• O marketing de crescimento tem o objetivo de gerar crescimento acelerado, atuando em cima de hipóteses e testes científicos. E ele está presente em todos os canais de marketing.
• Já o marketing tradicional tem o objetivo de sensibilizar, conscientizar e vender, atuando em cima de práticas já comprovadas no mercado. Além disso, usa apenas os canais de marketing mais tradicionais.
Conheça o funil do marketing de crescimento e suas etapas que focam em uma jornada mais abrangente e, porque não, disruptiva.
Aquisição: os consumidores descobrem sua marca ou
produto. O objetivo aqui é gerar clientes através de estratégias de
conteúdo, formulários e chatbots;
Ativação: nessa fase, a empresa vai tentar fazer com que
o cliente use o produto que ele comprou o mais rápido possível gerando momentos
de empolgação;
Retenção: aqui, a empresa precisa manter o máximo de
usuários ativos. São utilizados esforços para aumentar a frequência de uso dos
clientes;
Receita: na etapa de receita, serão usadas estratégias
para gerar uma maior monetização. Os profissionais irão testar estratégias que
envolvem precificação, táticas de upselling e cross selling e envio
de mensagens para o cliente;
Indicação: o objetivo da etapa de indicação é estimular
os clientes a promoverem o serviço para amigos e familiares. São criadas
premiações e outros métodos de incentivos para gerar mais resultados.
Desta forma o funil growth trabalha principalmente com a finalidade de manter os usuários ativos, retendo-os e estimulando o marketing boca a boca, através do discurso de senso comum.
O growth hacking ou hacking de crescimento é o marketing orientado por experimentos, executando suas estratégias e ações a partir de hipóteses e ensaios observados durante e após a realização, analisando na sequencia o comportamento do seu cliente ideal quanto ao resultado no aumento de aquisição do seu produto ou dos seus serviços. OBS: Aí deve haver um PDCA muito bem aplicado!
Numa visão simplista pode-se dizer que growth hacking é o conjunto de estratégias e hacks que quando aplicados no seu negócio fazem com que ele tenha uma curva de crescimento maior em pouco tempo. Exige profissionais experientes e dinâmicos na sua aplicação!
(Hacks são os desafios e hipóteses a pesquisar e experimentar para obter resultados que, se positivos aplicam-se para o crescimento dos resultados da empresa e, se negativos eles somam-se aos aprendizados. Isto "cheira" a benchmarking!)
O growth hacking realiza-se através do uso de conjunto amplo de estratégias e ferramentas de
marketing, de indicadores e de critérios de avaliação unidos em uma única “teia
cognitiva” a qual envolve completamente todos os profissionais e áreas responsáveis pelo
processo de otimização dos desempenhos e melhorias dos resultados da empresa. É bem estratégico!
Se o objetivo do growth hacking é entender e analisar para resolver problemas, transformando os resultados em oportunidades de melhorias e crescimento, nós não fugimos do cenário de domínio da P&D (pesquisa e desenvolvimento) !
Comentários
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