DECOLE NA VIDA, NÃO TEMA AS OBJEÇÕES !
Se você é daquelas pessoas que desanimam diante da primeira objeção que recebe, você pode estar incluído entre os indivíduos que perdem até 80 % de possíveis oportunidades de sucesso !
- Lembra-se daquele friozinho na barriga e da ansiedade que todos experimentamos quando convidamos alguém para sair pela primeira vez ?
- E da sensação naquela sala, esperando a entrevista para um novo emprego ?
- E de você ali, sentado junto com outros quatro candidatos a mesma vaga, pensando se haverá ou não uma "maldita" dinâmica de grupo ?
Este é um sentimento, misto de receio e ansiedade, um tipo de Medo da Objeção !
Saiba que apesar de tudo, não é uma coisa rara. Ele é muito, muito comum a todos nós.
Quase todos já o experimentamos, em maior ou menor intensidade.
Mas cuidado !
Se você for um profissional de vendas ou micro-empresário, o medo da objeção poderá ser uma ameaça mortal para sua carreira ou seu negócio !
Com base no medo das objeções, é comum que criemos pretextos e justificativas para não valorizarmos ou até oferecermos nossos talentos, nossos serviços ou nossos produtos.
São pretextos e justificativas que, quase sempre, só existem em nossa cabeça. Criados quase sempre de forma inconsciente.
Entre os exemplos mais comuns de auto justificativas para "fugir do desafio" estão:
- É melhor não pressionar demais este cliente...
- Agora estou muito ocupado para fazer isto...
- Putz, não sei nem onde estão os dados do cliente...
- Se eles quisessem comprar já teriam me ligado...
- Não sei se eles vão querer, melhor deixar assim...
- Ninguém tem dinheiro, estamos em crise ...
- Não sei se é isto que eles necessitam, pode ser que queiram outra coisa...
A verdade é que temos medo de que nos digam não. Simplesmente porque nós não sabemos lidar com a rejeição!
O sucesso de muitos negócios depende quase que totalmente da habilidade do próprio dono, para promover, atender e vender seus produtos e serviços.
Além disto, existem os aspectos financeiros, administrativos e tributários.
E, além de tudo isto, há a dificuldade para aceitar um não ou uma rejeição.
Refletir sobre o assunto sempre faz bem, ajuda a preparar-se para ter mais flexibilidade para poder adaptar-se as mudanças contínuas. Se não for assim, o seu negócio corre sério risco de quebrar, simplesmente por falta de vendas !
Alguns dos mais famosos palestrantes e estudiosos de marketing e vendas afirmam que até 80% das vendas a novos clientes se realizam após o 5º contato, isto mesmo: Após o quinto contato !
Infelizmente, o vendedor mediano não passa da primeira tentativa.
Agora, imagine a quantidade de vendas perdidas por não se saber lidar com a rejeição.
É dura esta verdade, hein ? Mas, para que tenhamos esperança, existe a possibilidade de reverter este panorama:
Como desenvolver a tolerância a rejeição ?
Primeiramente, devemos entender que quando estamos recebendo um NÃO, ele se refere a nossa oferta e não diretamente a nossa pessoa. Além do que , na maioria dos casos, não é nossa culpa que estejam nos dizendo NÃO. Isto em grande parte, se deve a fatores que fogem ao nosso controle, como por exemplo:
- O cliente não necessita o produto
- O cliente de fato não quer o produto
- O cliente não pode usá-lo
- O cliente não possui condições para adquirir...
Mas isto não é uma situação eterna !
Em outra situação ou ocasião provavelmente irá comprar .
Devemos aprender a tolerar a rejeição às nossas abordagens simplesmente compreendendo que vender é um jogo, um jogo de números.
Veja bem, se 80% dos clientes dizem NÃO...
Isto não significa que oito em cada dez nos dizem NÃO; significa que a cada dez, dois nos dizem SIM !
De forma que teremos que oferecer nosso produto a cem pessoas se quisermos vender para vinte clientes . Simples, não ?
Daí resultam algumas das mais conhecidas e bem sucedidas teorias de vendas, como a 25 X 3, de uma das mais conceituadas indústrias de colchões e equipamentos terapêuticos do Brasil. 25 abordagens para realizar 3 boas ve
Um dos maiores segredos do sucesso em vendas é o seguinte:
“Grande parte dos vendedores de sucesso alcançam um estágio evolutivo onde não temem mais a rejeição, isto não lhes causa sofrimento, angústia ou depressão e tampouco impede que eles continuem a divulgar e promover seus produtos e serviços.
Eles simplesmente seguem adiante, contatando o próximo alvo de sua lista de clientes.”
Vejamos algumas dicas sobre procedimentos que ajudam no desenvolvimento da tolerância a rejeição de vendas:
· Procure participar ou assistir (mesmo que em gravações) seminários ou cursos de vendas realmente profissionais. Não vá atrás de milagreiros pois eles induzem a metas e resultados inatingíveis e que podem conduzir depressão. Estando melhor capacitado, você naturalmente se sentirá mais seguro.
· Leia o que puder sobre vendas e marketing. Podem ser artigos, revistas, livros, sites e blogs da internet, etc. .
· Lembre-se de que quando ouvir um NÃO, a rejeição é para sua oferta e não para você. Pode ser que amanhã, com uma oferta diferente, numa situação diferente, o cliente mude de opinião.
· Entenda que muitos clientes irão rejeitar suas ofertas antes que você faça uma venda. Perceba que a cada rejeição, você estará mais perto da próxima venda.
· Quando você ficar com sentimentos negativos, deprimido em conseqüência de uma rejeição, procure lembrar-se dos resultados positivos que tem alcançado, reforce sua auto-estima lembrando-se de seus sucessos anteriores. Utilize-se da lembrança destas experiências para rir e reforçar sua auto-estima .
Lembre-se sempre que com novos clientes 80% das vendas são fechadas após a quinta abordagem. Não pense em mudar de posição antes do seu quinto não .
Agora que você já sabe disso, desenvolva sua capacidade de tolerância a rejeição, seja persistente e faça com que suas vendas decolem para o sucesso.
E SE VOCÊ AINDA ASSIM SENTIR DIFICULDADES...
PROCURE UM BOM MENTOR !
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